Política de Privacidade e Proteção de Dados
O Legraz Group tem compromisso com a transparência e a segurança das informações de seus clientes e parceiros.
Nesta página, você encontra como tratamos, armazenamos e protegemos seus dados pessoais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reafirmando nosso compromisso com a ética e a confidencialidade.
O que são Cookies?
Um Cookie também conhecido como Cookie HTTP, Cookie web ou Cookie de navegador, é um pequenos ficheiro de texto que é armazenado nos diretórios do navegador do seu computador ou dispositivo móvel (telefone, tablete, etc.) , retendo informações das suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais. Os Cookies são utilizados para facilitar e melhorar a eficiência da navegação no websites, guardando a informação das suas preferências e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente a informação.
Existem dois tipos de Cookies:
Cookies de Sessão – São Cookies temporários que o servidor utiliza para guardar informação sobre as atividades do utilizador no site durante uma sessão do navegador. Estes Cookies são eliminados sempre que o navegador é fechado.
Cookies Permanentes – São Cookies que ficam armazenados nos diretórios do navegador no seu computador ou dispositivo móvel. Estes Cookies são utilizados sempre que o utilizador realiza uma nova visita ao site e servem geralmente para guardar informações de preferências e interesses, permitindo assim a prestação de um serviço mais personalizado.
Cookies Utilizados:
Os seus Cookies podem ser utilizados com os seguintes objetivos:
Utilizamos o Google Analytics para analisar a sua utilização do website. O Google Analytics gera estatísticas e outras informações sobre o website através dos cookies que são guardados no seu computador. A informação gerada relacionada com o nosso website é utilizada para criar relatórios sobre a utilização do webste. O Google vai guardar esta informação. A política de privacidade do Google está disponível em https://www.google.com/intl/pt-PT/policies/privacy/ .
Como posso gerir os Cookies?
Os Cookies podem ser desativados em parte ou na sua totalidade dos a qualquer momento, no entanto devido ao seu papel melhoramento de usabilidade do site, desativar os Cookies pode impedir que os usuários utilizem determinados websites.
Contate-nos
Se tive alguma questão sobre Cookies ou sobre a nossa política de cookies, por favor entre em contato.
Ao continuar a navegar neste site está a concordar com a nossa política de Cookies.
Última atualização em 03/02/2025
Nós levamos a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério e damos uma atenção especial para ela. Este documento explica como tratamos seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
1. CONCEITOS BÁSICOS:
Para descomplicar a sua leitura deste documento, apresentamos abaixo algumas definições úteis para a sua interpretação:
2. QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS COLETAMOS?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como os coletamos dependem de como você se relaciona conosco e por quê. Por exemplo, os Dados Pessoais coletados serão diferentes caso você seja um cliente ou um usuário do nosso site.
– Listamos abaixo algumas situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais no contexto da sua relação conosco:
No campo “contato”, podemos coletar dados como nome e endereço de e-mail, para facilitar nossa comunicação e enviarmos conteúdos relacionados e de interesse, desde que tenha fornecido seu consentimento previamente ou, caso tenhamos recebido seu dado de outra forma legítima, poderá revogar seu uso;
– Quando você acessa nosso site, também recebemos automaticamente o protocolo de internet do seu computador, endereço de IP, a fim de obter informações que nos ajudam a aprender sobre seu navegador e sistema operacional.
Ao concordar com as políticas, poderemos realizar envio de informações sobre nossa empresa e parceiros para seu e-mail, podendo a qualquer momento solicitar o cancelamento.
3. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
A LGPD se baseia principalmente no consentimento dos titulares dos dados, exigindo que eles forneçam a devida autorização antes da coleta e tratamento dos dados, resguardadas as exceções da lei. O consentimento sempre deve ser explícito e inequívoco, ou seja, deve ser exigido do titular em local onde terá fácil acesso às informações sobre a coleta e tratamento dos dados (princípios da finalidade, livre acesso e transparência) e com campo específico para confirmação do seu consentimento. Do mesmo modo, o titular pode revogar o consentimento a qualquer momento, independente de alteração nas informações e/ou finalidades quanto ao tratamento dos dados.
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
AVISOS IMPORTANTES
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, poderemos solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, podemos ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou informações sigilosas nossas ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de reter dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar nossa defesa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas nos comprometemos a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
5. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratados por nós. Entre as medidas de segurança implementadas estão: máquinas protegidas com sistemas Total Security (incluindo antivírus, firewall, antimalwares, entre outros), nuvens criptografadas, políticas de tratamentos e gestão de informação e gestão de riscos.
Entre as medidas que adotamos, destacamos as seguintes:
– Apenas pessoas autorizadas têm acesso a seus dados pessoais.
– O acesso a seus dados pessoais é feito somente após o compromisso de confidencialidade.
– Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob nosso controle e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação conosco, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
6. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS?
Se você acredita que seus Dados Pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto Titular dos seus Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado que está à disposição e um formulário de requisições que pode ser acessado no seguinte link:
https://app.ecomply.io/dsar/submit?ctrl=5149&token=eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJkc2FyRm9ybSI6dHJ1ZSwiY29udHJvbGxlcklkIjo1MTQ5LCJpYXQiOjE3Mzg2MjM2MjB9.d7WQEv6OwAwO2CeZZB6H2HfIHlHlbXeGHxV5aw38_P0&jur=lgpd&lang=pt-BR&isInternal=false
Encarregado: Lucas Munhóz
E-mail para contato: lucas@legraz.com.br
7. MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.
DATA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 03 de fevereiro de 2025
MENSAGEM DA DIRETORIA
O Legraz tem a satisfação de anunciar a implementação da Política Antiassédio, uma iniciativa essencial para reforçar nosso compromisso com um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo.
Acreditamos que todos os advogados e colaboradores devem ter o direito de trabalhar sem o temor de assédio, seja ele moral, sexual ou de qualquer outra forma. Esta política visa prevenir, identificar e coibir comportamentos inadequados, promovendo um clima de respeito e dignidade. É fundamental que todos se familiarizem com os princípios desta política.
Reforçamos a importância de relatar qualquer incidente que presenciem ou vivenciem, garantindo que nossas ações sejam tomadas com a seriedade que o tema exige. As denúncias serão tratadas de forma confidencial, para que todos possam se sentir seguros ao comunicar suas preocupações.
Estamos comprometidos em realizar treinamentos regulares para promover a conscientização e a sensibilização sobre o tema, além de assegurar que todos estejam cientes das consequências para qualquer infração à política.
Contamos com a colaboração de todos para que, juntos, possamos construir um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer suporte nesta adaptação.
A Diretoria
INTRODUÇÃO
O Legraz valoriza um ambiente de trabalho que seja produtivo, seguro e respeitoso para todos. O assédio, em suas diversas formas, é uma violação dos direitos humanos e compromete a integridade do nosso ambiente profissional. Por isso, lançamos esta Política Antiassédio, que reflete nosso compromisso com a mantença de um clima organizacional saudável e livre de assédio.
Acreditamos que cada membro da nossa equipe merece ser tratado com consideração, independentemente de seu papel ou experiência. Esta política não é apenas um conjunto de regras, também é uma declaração de nossos valores e uma ferramenta para garantir que todos se sintam acolhidos e valorizados. Ao promover um espaço no qual o diálogo aberto e o apoio mútuo são incentivados, estamos protegendo nossos advogados e colaboradores e fortalecendo a qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos clientes.
Convidamos todos a se juntarem a nós nessa missão, contribuindo para um ambiente no qual o respeito e a empatia sejam as bases de nossas interações diárias.
ABRANGÊNCIA DESTA POLÍTICA
Esta política de combate ao assédio é direcionada a todos os membros do Legraz, incluindo sócios, advogados, funcionários administrativos, estagiários e terceirizados. Todos aqueles que atuam em nome do escritório, independentemente do cargo ou função, também devem aderir a estas diretrizes.
Além disso, a política se estende a qualquer parceiro de negócios, prestador de serviços, consultor ou representante que atue em nome do escritório ou que tenha uma relação direta com nossas atividades profissionais. Nossa responsabilidade é garantir que todos os envolvidos estejam cientes, compreendam e cumpram as normas estabelecidas.
O ASSÉDIO
O conceito de “assédio” abrange uma gama de comportamentos direcionados a indivíduos ou grupos dentro do ambiente de trabalho, caracterizados por ações que promovem dominação, constrangimento, impertinência e perseguição. Essas práticas, muitas vezes insistentes e invasivas, criam um ambiente tóxico e opressivo.
As manifestações de assédio são variadas e podem estar relacionadas a características como gênero, raça, religião, idade, orientação sexual, estado civil, nacionalidade, entre outras. Cada uma dessas formas de assédio é prejudicial e inaceitável, afetando a dignidade e o bem-estar dos envolvidos, além de comprometer a harmonia e a eficácia organizacional.
É essencial entender que o assédio não se restringe a atos explícitos ou isolados. Ele pode se apresentar de maneira sutil ou direta, manifestando-se em qualquer ambiente de trabalho. Portanto, é vital estar atento às diferentes nuances e contextos para garantir um espaço verdadeiramente respeitoso e livre de comportamentos abusivos.
As consequências do assédio são profundamente danosas, podendo causar prejuízos emocionais, físicos e sociais aos afetados. Essas experiências impactam a saúde mental e física dos indivíduos e também podem levar ao isolamento e à exclusão no ambiente profissional. O impacto pode ser duradouro e irreversível, destacando a importância de um compromisso coletivo para a prevenção e erradicação dessas práticas.
ASSÉDIO MORAL
O Assédio Moral se manifesta por meio de gestos, palavras (orais ou escritas) e comportamentos que expõe o colaborador a situações repetitivas e prolongadas de humilhação, degradação e constrangimento durante o exercício de suas atividades. Essas condutas têm o potencial de infligir ofensas à personalidade, dignidade, integridade psíquica ou física, colocando em risco o emprego e a saúde da vítima. Trata-se de uma forma de violência cujo principal objetivo é desestabilizar emocional e profissionalmente o colaborador.
Essa prática pode se manifestar através de ações diretas, como insultos, gritos, acusações, humilhações, ou de maneira indireta envolvendo isolamento, exclusão social, recusa social, recusa de comunicação, fofocas e propagação de boatos. Destaca-se que a habitualidade da conduta e a intencionalidade são indispensáveis para caracterizar esse tipo de assédio.
Embora o assédio moral seja mais observado no ambiente físico de trabalho, também poderá surgir em outros locais, desde que esteja relacionado às relações desenvolvidas na esfera profissional.
TIPOS DE ASSÉDIO MORAL
Pode se manifestar de formas:
– Vertical: Ocorre entre pessoas de nível hierárquico diferentes, por exemplo: chefes e subordinados. Podendo ser descendente, assédio praticado pelo superior, se aproveitando de sua condição de autoridade para colocar o colaborador em situações desconfortáveis. Além deste, existe o ascendente, assédio praticado por subordinados contra o chefe, causando constrangimento ao superior por interesses diversos.
– Horizontal: Ocorre entre pessoas que pertencem ao mesmo nível hierárquico, ou seja, entre colegas de trabalho sem relação de subordinação.
– Misto: Ocorre quando o colaborador sofre assédio por superiores e por colegas de trabalho com os quais não mantém relação de subordinação.
O assédio moral pode ser praticado por qualquer pessoa, independente do gênero, sendo caracterizado pelo comportamento do assediador. Da mesma forma, tem-se que qualquer pessoa ou grupo de pessoas pode ser vítima de assédio moral.
ASSÉDIO MORAL X ATOS DE GESTÃO
O assédio moral, muitas vezes, pode ser confundido com atos de gestão, que são ações legítimas do processo de administração voltadas para a melhoria da eficácia organizacional, com foco em metas e procedimentos. Por essa razão, é fundamental estabelecer distinções claras entre esses conceitos. Os atos de gestão, quando realizados sem intenção depreciativa ou discriminatória, não se configuram como assédio moral. Essa diferenciação é altamente relevante para garantir um ambiente de trabalho saudável, no qual a liderança se concentra em impulsionar resultados sem comprometer o respeito e a dignidade dos colaboradores.
Seguem alguns exemplos que facilitam a compreensão:
Mencionamos apenas alguns exemplos, e outras situações podem ocorrer. Contudo, a diferença entre atos de gestão e assédio moral é clara, especialmente quando os atos de gestão estão alinhados aos interesses da empresa e são aplicados de forma razoável.
ASSÉDIO SEXUAL
O assédio sexual é um crime que atenta contra a liberdade sexual e está legalmente previsto no art. 216 – A do Código Penal: “Constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função” .
Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos.
Parágrafo único. (VETADO)
§ 2o A pena é aumentada em até um terço se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos.
No ambiente de trabalho, o assédio sexual se caracteriza por condutas de natureza sexual, expressas por palavras, gestos ou outras formas, que são impostas à vítima contra sua vontade, causando constrangimento e violando sua liberdade sexual. Esses atos são não apenas criminosos, mas também ofensivos. O assédio pode ocorrer de maneira explícita ou sutil, incluindo contatos verbais, físicos, comentários, gestos, imagens, e até presentes.
Para que o assédio sexual seja caracterizado, é imperativo que haja a falta de consentimento (“o não”) por parte da pessoa assediada, somada à intenção, por parte do agressor, de obter vantagem ou favorecimento sexual.
TIPOS DE ASSÉDIO SEXUAL
Em geral, o assédio sexual ocorre nas seguintes circunstâncias:
– Assédio sexual por chantagem: ocorre quando há exigência de uma conduta sexual, em troca de benefícios ou para evitar prejuízos na relação de trabalho. O objetivo é obter favorecimento sexual;
– Assédio Sexual por intimidação: ocorre quando há provocações sexuais inoportunas no ambiente de trabalho, com efeito de prejudicar a atuação de uma pessoa ou de criar uma situação ofensiva, de intimidação ou humilhação.
Pode, ainda, ocorrer das seguintes formas:
– Horizontal: quando não há distinção hierárquica entre a pessoa que assedia e aquela que é assediada, a exemplo do constrangimento verificado entre colegas de trabalho.
– Vertical: Ocorre quando o colaborador, sendo homem ou mulher, em posição hierárquica superior, se vale de sua posição de poder constranger alguém, com intimidações, pressões ou outras interferências, com o objetivo de obter algum favorecimento sexual.
O assédio sexual pode ser praticado por qualquer pessoa, independente do gênero ou orientação sexual, sendo caracterizado pelo comportamento do assediador. Da mesma forma, tem-se que qualquer pessoa ou grupo de pessoas pode ser vítima de assédio sexual. Vale dizer que as mulheres estão mais suscetíveis a esse tipo de assédio, principalmente mulheres negras e do grupo LGBQIAPN+.
BULLYING
Não existe uma tradução exata em português para a palavra “bullying”, mas ela se relaciona ao termo em inglês “bully”, que significa agressor. A adição da terminação “ing” indica uma ação contínua e reflete um comportamento agressivo e reiterado.
O bullying é um comportamento hostil, repetitivo e prejudicial, geralmente intencional, que envolve um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima. Pode se manifestar de várias maneiras, como agressões físicas, verbais, sociais ou virtuais, e pode causar danos emocionais e psicológicos, além de, em alguns casos, ferimentos físicos à pessoa atacada.
Esse tipo de comportamento pode ocorrer em diversos ambientes, como escolas, locais de trabalho e comunidades online. Ele não se restringe a uma única forma, podendo se apresentar de várias maneiras, inclusive pela internet, caracterizando o que chamamos de ciberbullying.
É importante ressaltar que bullying não é uma brincadeira. Embora muitos agressores tentem minimizar a situação, dizendo que é apenas uma “brincadeira” ou que as vítimas estão exagerando, devemos esclarecer essa confusão. Brincadeiras saudáveis são prazerosas e promovem a interação entre as pessoas. No caso do bullying, apenas o agressor se diverte, enquanto a vítima sofre.
DENÚNCIA
Repudiamos qualquer forma de assédio, seja dentro do escritório ou em qualquer outro contexto relacionado ao trabalho. O assédio moral, sexual e outras formas de violência ferem os princípios fundamentais de respeito, dignidade e igualdade, configurando graves violações dos direitos humanos. Esses atos contribuem para a formação de ambientes tóxicos e prejudiciais, e, por isso, devemos combater toda e qualquer manifestação de assédio com determinação.
Incentivamos todos os que testemunharem ou forem vítimas de assédio moral, sexual ou qualquer outra forma de violência a relatar o ocorrido à nossa diretoria. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, e garantimos que todas as informações serão tratadas com total confidencialidade.
Trataremos as denúncias com a máxima seriedade. Comprometemo-nos a proteger a identidade e o bem-estar de quem relata casos de assédio ou bullying de boa fé. Qualquer retaliação contra denunciantes de boa-fé será considerada uma violação grave das Políticas do Legraz.
TREINAMENTOS
Estamos comprometidos em promover a capacitação contínua de nossos advogados e colaboradores sobre o tema, para que possam identificar, prevenir e combater casos de assédio.
SANÇÕES
Infrações a esta política poderão resultar em sanções destinadas a lidar com as violações para garantir um ambiente de trabalho harmonioso. Assim, denúncias e suspeitas de assédio ou bullying serão tratadas com rigor. Ressalta-se que nenhum colaborador, independentemente de sua posição, ficará isento de medidas disciplinares.
Todos os casos devem ser comunicados à Direção para que sejam devidamente investigados e tratados de forma adequada. Caso as investigações confirmem condutas que infrinjam as normas legais ou esta Política, serão adotadas medidas corretivas, levando em conta as circunstâncias, a gravidade da infração e a legislação aplicável. Qualquer membro do Legraz que violar esta política estará sujeito às seguintes sanções disciplinares:
– Advertência por escrito;
– Suspensão;
– Demissão sem justa causa para pessoas físicas;
– Demissão por justa causa para pessoas físicas;
– Rescisão do contrato de associação;
– Ação judicial pertinente.
O escritório se compromete a criar e manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. As sanções são implementadas para reforçar o compromisso com a política antiassédio e garantir que todos os colaboradores possam trabalhar em um ambiente livre de assédio e discriminação.
VIGÊNCIA
A política de combate ao assédio terá vigência a partir da sua disponibilização na “intranet” e perdurará por tempo indeterminado. Não obstante, poderá sofrer revisões e atualizações.
Política de Combate ao Assédio – Legraz
Versão 01
Outubro 2024
Elaboração: Legraz Group – por Djamai Furnari
Revisão: Kamilla Jardim
MENSAGEM DA DIRETORIA
A integridade e a transparência são pilares basilares de nosso escritório, e é com esse compromisso que apresentamos a nova Política Anticorrupção. Ela reflete nossa determinação em operar de maneira ética e responsável, garantindo que todas as nossas atividades sejam conduzidas com honestidade e conformidade.
A corrupção compromete a confiança de nossos clientes, parceiros e da sociedade em geral, e é nossa responsabilidade assegurar que nenhuma forma de corrupção tenha lugar em nossas operações. Esta política estabelece diretrizes claras para prevenir e combater qualquer prática corrupta, incluindo suborno, fraude e outras formas de comportamento antiético.
Cada um de nós desempenha um importante papel na implementação e na observância desta política. Encorajamos todos os advogados e colaboradores a familiarizarem-se com suas diretrizes e a reportarem quaisquer irregularidades ou preocupações de forma confidencial e segura. Nosso compromisso com a ética é uma obrigação legal e uma expressão de nossos valores e da nossa missão como empresa.
Contamos com a colaboração e o empenho de todos para garantir um ambiente de trabalho transparente e íntegro. Juntos, podemos fortalecer nossa reputação e assegurar que o Legraz continue a ser um exemplo de ética e excelência.
A Diretoria
INTRODUÇÃO
Os preceitos contidos na Política Anticorrupção do Legraz, que é de conhecimento e cumprimento obrigatório, visam assegurar que todos os advogados e colaboradores (próprios ou terceiros) entendam os regramentos da Lei Anticorrupção brasileira e observem as suas diretrizes para prevenir e combater situações tendentes a atos de corrupção, suborno e fraudes, tanto em relação às instituições públicas como às empresas privadas.
Esta Política Anticorrupção é complementar às demais políticas e procedimentos da Legraz e foi elaborada em consonância com todas as leis e regulamentações aplicáveis contra suborno e corrupção, tais como: Lei Brasileira Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/13) e seu Decreto nº 8.420/15; Convenção das Nações Unidas contra à Corrupção (“UNCAC”); Pacto Global das Nações Unidas e outras leis nacionais e internacionais relacionadas ao suborno e à corrupção aplicáveis.
O Legraz adota uma postura firme contra qualquer forma de corrupção, suborno ou pagamento de propinas, seja em relação a órgãos públicos, nacionais ou estrangeiros, ou a empresas privadas. Por isso, estamos empenhados em assegurar que todas as nossas atividades sejam pautadas na ética e na legalidade.
ABRANGÊNCIA DESTA POLÍTICA
Esta Política Anticorrupção se aplica a todos os membros da Legraz, incluindo sócios, advogados, funcionários administrativos, estagiários e terceirizados. Todos aqueles que atuam em nome do escritório, independentemente do cargo ou função, também devem aderir a estas diretrizes.
Além disso, a política se estende a qualquer parceiro de negócios, prestador de serviços, consultor ou representante que atue em nome do escritório ou que tenha uma relação direta com nossas atividades profissionais. Nossa responsabilidade é garantir que todos os envolvidos estejam cientes, compreendam e cumpram as normas estabelecidas, reforçando o compromisso com a integridade e com a conformidade em todas as operações da empresa.
PROGRAMA DE INTEGRIDADE
O Legraz tem um programa de compliance específico, pautado na adoção de medidas éticas e anticorrupção que objetivem a prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos previstos na Lei Anticorrupção e demais leis vigentes, além da ocorrência de suborno e também fraudes contra a administração pública, nacional e/ou estrangeira.
Esse programa é constituído por um grupamento de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva da Política Anticorrupção, do Código de Ética, além das demais políticas e diretrizes, com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Objetivos do programa:
– Garantir a adesão a todas as normas que orientam as atividades e relações do Legraz.
– Alinhar-se às melhores práticas de governança corporativa para promover uma gestão transparente e eficiente.
– Assegurar maior confiabilidade e segurança nas operações, fortalecendo a integridade da nossa atuação.
– Promover o crescimento sustentável e a longevidade dos negócios por meio de práticas éticas e responsáveis.
– Prevenir a ocorrência de ilícitos e comportamentos inadequados através de medidas de controle e conformidade eficazes.
– Orientar advogados e colaboradores sobre as práticas legais e desejáveis para garantir um comportamento ético e conforme.
– Proteger e valorizar a reputação do Legraz, aumentando nossa credibilidade e a confiança dos clientes e parceiros.
DEFINIÇÕES RELEVANTES
O Legraz reconhece o impacto negativo da corrupção na reputação e confiança de qualquer empresa, por isso, elaborou esta política para sensibilizar e informar todos os envolvidos. Este tópico visa esclarecer conceitos essenciais sobre corrupção, ajudando a criar um ambiente de trabalho ético e íntegro. Nosso objetivo é promover uma cultura de transparência e responsabilidade, garantindo que cada membro da equipe entenda os riscos da corrupção e se comprometa a não praticar condutas antiéticas ou ilegais.
CORRUPÇÃO: também conhecida como suborno ou propina, pode se manifestar por meio de condutas ativas ou passivas:
a) Corrupção Ativa: Neste caso, uma pessoa, colaborador ou terceiro que atua em nome ou interesse do Legraz, promete, oferece, dá ou autoriza vantagens indevidas a agentes públicos ou privados, assim como às pessoas relacionadas a eles (como familiares, amigos, sócios ou outros contatos), especialmente para influenciar ou induzir à prática ou omissão de um ou mais atos, legais ou ilegais.
b) Corrupção Passiva: ocorre quando uma pessoa, colaborador ou terceiro que atua em nome ou interesse do escritório, ou ainda pessoas relacionadas (como familiares, amigos, sócios ou outros contatos), recebe, solicita, aceita promessa ou autoriza o recebimento de vantagens indevidas de agentes públicos ou privados, especialmente para influenciar ou induzir à prática ou omissão de um ou mais atos, legais ou ilegais.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: compreende o conjunto de órgãos, serviços e entidades tanto da administração pública direta quanto indireta, que inclui fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista, juntamente com seus respectivos agentes. Este conceito, no contexto desta Política, abrange todo o aparato estatal em seus diferentes níveis (Federal, Estadual e Municipal) e poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), destinado à prestação de serviços públicos, à gestão dos bens públicos e aos interesses da comunidade, assim como seus representantes.
AGENTE PRIVADO: pessoa física que exerce, com ou sem remuneração, um cargo, emprego ou função em uma empresa privada ou instituição do Terceiro Setor.
AGENTE PÚBLICO: engloba toda pessoa física que representa o poder público, seja como funcionário remunerado ou não, exercendo serviço temporário ou permanente. Essa definição abarca todos os indivíduos que, ainda que de forma transitória ou sem remuneração, ocupam mandato, cargo, emprego ou função pública por meio de eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outro tipo de investidura ou vínculo. Também são equiparados a agentes públicos aqueles que trabalham para empresas privadas contratadas ou conveniadas para a execução de atividades típicas da Administração Pública.
DUE DILIGENCE – processo aprofundado de estudo, análise e avaliação de informações e documentos de diversos setores de uma empresa.
PAGAMENTO FACILITADOR: refere-se a qualquer transação realizada com o intuito de simplificar ou acelerar a execução de uma ação ou serviço ao qual uma pessoa ou empresa tem direito de forma normal e legal.
ATO ILÍCITO: Qualquer ato ou conduta ilegal ou moralmente inaceitável, reprovável e etc. Alguns exemplos são: corrupção, suborno, extorsão, cartel, conluio desonesto, fraude, desfalque, furto, lavagem de dinheiro, uso indevido de informações privilegiadas, uso indevido do cargo, má gestão de conflito de interesses.
PROPINA: consiste em qualquer valor, bem ou vantagem oferecido a uma autoridade, seja pública ou privada, com o propósito de induzi-la a realizar um ato proibido ou de deixar de cumprir uma obrigação que lhe é incumbida por lei. Essa prática envolve, portanto, a oferta de benefícios ilícitos para influenciar o comportamento de um agente, em violação às normas éticas e legais vigentes.
SUBORNO: Consiste tipicamente em um incentivo, benefício ou recompensa oferecida, prometida ou fornecida com o objetivo de obter, de forma inadequada, vantagens comerciais, contratuais, regulatórias ou pessoais. Esta prática abrange situações em que um indivíduo busca influenciar indevidamente o comportamento de outro para alcançar seus próprios interesses, muitas vezes à custa da integridade ou imparcialidade. Além disso, o suborno também engloba incentivos ou recompensas oferecidos, prometidos ou fornecidos por terceiros para incentivar ou recompensar a má conduta ou ações contrárias à expectativa de agir com imparcialidade e boa-fé. Isso pode incluir ações que violam a confiança ou que vão contra padrões éticos e legais estabelecidos.
A vantagem indevida pode manifestar-se de várias formas, incluindo recursos financeiros, como dinheiro e transações, e benefícios econômicos diretos ou indiretos. Isso pode incluir presentes, passagens, hospedagens, refeições, cursos, indicações para empregos, empréstimos, garantias, doações e patrocínios.
INTOLERÂNCIA AO SUBORNO
Todos os advogados, colaboradores e terceiros que atuam em nome do Legraz estão estritamente proibidos de negociar, receber, oferecer, prometer, pagar, autorizar ou facilitar, direta ou indiretamente, qualquer forma de suborno, pagamento facilitador, vantagem indevida, presentes, viagens, entretenimento ou qualquer outro benefício destinado a influenciar ou recompensar ações ou decisões, seja de funcionários públicos ou privados, em benefício da empresa. Adotamos uma política de tolerância zero em relação ao suborno e outras formas de corrupção, visando conduzir seus negócios com a máxima honestidade e integridade.
Suborno é qualquer benefício oferecido, prometido, dado ou recebido para influenciar decisões ou obter vantagens indevidas. Isso pode incluir presentes, viagens, entretenimento, contribuições políticas, doações para caridade, oportunidades de emprego, contratos de fornecimento, descontos excessivos, empréstimos em condições favoráveis, entre outros.
Os Pagamentos facilitadores e visam assegurar ou acelerar ações rotineiras, são considerados suborno e estão igualmente proibidos. Isso não inclui taxas oficiais obrigatórias cobradas por agências governamentais para serviços.
A legislação anticorrupção não penaliza apenas o indivíduo que paga suborno, mas também aqueles que aprovam, encobrem ou facilitam tais pagamentos. Nenhum advogado, empregado ou terceiro sofrerá retaliação ou penalização por se recusar a pagar ou receber subornos.
Em caso de dúvidas sobre a aplicação desta política, consulte a Diretoria.
INTERAÇÕES COM O PODER PÚBLICO
Funcionário público é qualquer pessoa empregada por ou atuando oficialmente em nome de um governo, departamento, agência, órgão governamental ou organização pública internacional. Isso inclui políticos, servidores civis, juízes, candidatos a cargos políticos, oficiais de partidos, e profissionais em funções públicas. Também abrange funcionários de empresas estatais ou controladas pelo governo, como bancos com participação governamental.
Negociações com funcionários públicos exigem cuidado devido ao alto risco de suborno. Evite ações que possam ser interpretadas como suborno, como pagamentos, presentes ou empregos para parentes próximos de funcionários públicos. A contratação de funcionários públicos ou de candidatos indicados por eles deve passar por uma revisão rigorosa para minimizar riscos de suborno.
INTERAÇÕES COM PARCEIROS E TERCEIROS
Todos os terceiros e parceiros que mantêm relações com o Legraz devem agir no mais alto nível de integridade. O escritório poderá realizar uma avaliação de riscos, através de due diligence, para identificar e analisar riscos de integridade associados aos seus relacionamentos com terceiros. Essa avaliação inclui o histórico de corrupção, reputação e práticas de combate à corrupção dos parceiros. Como a empresa pode ser responsabilizada por ações de suborno ou corrupção cometidas por seus parceiros é essencial que todos estejam comprometidos em evitar qualquer envolvimento em atividades corruptas que possam prejudicar a reputação e os interesses do Legraz.
CONFLITO DE INTERESSES
O conflito de interesse ocorre quando interesses pessoais, financeiros ou profissionais de um advogado, colaborador ou parceiro podem influenciar, comprometer ou parecer comprometer a imparcialidade e a objetividade nas decisões e ações relacionadas aos negócios da nossa empresa. É fundamental que todos os advogados e colaboradores evitem situações nas quais seus interesses pessoais possam conflitar com suas responsabilidades profissionais e com a integridade dos serviços prestados.
Todos os advogados e colaboradores devem ser proativos na identificação e divulgação de potenciais conflitos de interesse. Isso inclui qualquer situação onde interesses pessoais, relacionamentos familiares ou financeiros que possam interferir ou criar a percepção de que as decisões são tomadas em benefício próprio, em vez de em prol dos melhores interesses da empresa e de nossos clientes.
Uma vez identificado, um conflito de interesse deve ser comunicado imediatamente a Diretoria. O escritório adotará medidas apropriadas para gerenciar e mitigar o impacto do conflito, o que pode incluir a recusa de participação em determinados casos, a reavaliação de responsabilidades ou a implementação de controles adicionais para garantir a transparência e a imparcialidade. Todos os advogados e colaboradores devem se manter íntegros em suas funções, evitando qualquer situação que possa gerar um conflito de interesse.
RECEBIMENTO DE BRINDES E PRESENTES
No Legraz, o recebimento de brindes e presentes deve ser cuidadosamente gerido para evitar qualquer percepção de favorecimento ou conflito de interesse. Todos os advogados e colaboradores devem seguir as diretrizes estabelecidas abaixo para garantir que a prática esteja alinhada com os princípios éticos da empresa.
– O recebimento de brindes ou presentes deve ser restrito a itens de baixo valor, que não excedam os limites estabelecidos pela política do escritório. Presentes de valor significativo devem ser evitados, pois podem gerar a percepção de influência indevida.
– Brindes ou presentes devem ser de natureza geral e não devem estar relacionados a decisões de negócios ou influenciar a objetividade nas relações profissionais. Presentes recebidos durante períodos de negociação ou decisões contratuais devem ser especialmente evitados.
– Qualquer presente que exceda o limite estabelecido deve ser aprovado previamente pela Diretoria. O colaborador deve comunicar a intenção de aceitar o presente antes de sua aceitação.
– Presentes que não possam ser aceitos de acordo com a política devem ser devolvidos ao remetente. Caso a devolução não seja possível, o presente deve ser doado para uma instituição de caridade aprovada pela empresa, com a devida documentação do processo.
– Os advogados e colaboradores são responsáveis por seguir estas diretrizes e reportar qualquer situação que possa parecer inadequada ou conflitante com os princípios estabelecidos. A violação das diretrizes de recebimento de brindes e presentes pode resultar em ações disciplinares e deve ser tratada com a seriedade necessária para manter a integridade e a reputação do escritório.
– Em caso de dúvidas sobre a aceitação de brindes ou presentes ou para obter orientações adicionais, os colaboradores devem entrar em contato com a área de Compliance. A conformidade com esta política é essencial para garantir a transparência e a ética em todas as nossas práticas profissionais.
PARTICIPAÇÕES EM LICITAÇÕES
Caso o Legraz venha a participar de licitações públicas estará sujeito às disposições legais constantes na Lei de Licitações – 14.133/21, na Lei anticorrupção – 12.846/13 e nas normas contratuais firmadas com o órgão público licitante.
Pelo que, são proibidas as seguintes práticas:
– Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo de procedimento licitatório público;
– Afastar ou procurar afastar licitante, por meio de fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo;
– Fraudar licitação pública ou contrato dela decorrente;
– Criar, de modo fraudulento ou irregular, pessoa jurídica para participar de licitação pública ou celebrar contrato administrativo;
– Obter vantagem ou benefício indevido, de modo fraudulento, de modificações ou prorrogações de contratos celebrados com a administração pública, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação pública ou nos respectivos instrumentos contratuais;
– Manipular ou fraudar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos celebrados com a administração pública.
PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO
O Legraz condena qualquer prática associada à lavagem de dinheiro e rejeita esforços para legitimar ou ocultar recursos financeiros obtidos de maneira antiética, ilegal ou criminosa.
Para prevenir a lavagem de dinheiro, adotamos medidas rigorosas de monitoramento, que incluem:
– Monitoramos atentamente o ingresso de clientes que se enquadram como Pessoas Expostas Politicamente (PEPs), devido ao maior risco associado a estas pessoas;
– Vigilância de transações que envolvam cidades, empresas ou instituições financeiras conhecidas por práticas de sonegação fiscal, paraísos fiscais ou envolvimento em lavagem de dinheiro;
– Análise de padrões de pagamento incomuns ou complexos, especialmente aqueles que envolvem múltiplas partes e/ou empresas, para identificar possíveis tentativas de ocultar a origem dos fundos;
– Avaliação de empresas e indivíduos envolvidos em operações que não apresentem transparência, ou que demonstrem comportamento que sugira tentativa de evitar normas e regulamentações legítimas;
Monitoramento de empresas e indivíduos que mostrem interesse em evitar requisitos burocráticos e procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro estabelecidos.
TRANSPARÊNCIA NOS REGISTROS CONTÁBEIS
Os registros contábeis do Legraz devem ser mantidos atualizados e detalhados, refletindo de maneira clara todas as transações e disposições de bens. Esses registros devem ser acompanhados pela documentação de comprovação adequada, em conformidade com todas as regras, leis e regulamentações em vigor.
DENÚNCIA
A política anticorrupção do Legraz orienta as ações dos advogados e colaboradores, alinhando-se com nosso Código de Ética e com os valores da empresa. Repudiamos qualquer prática corruptiva e encorajamos a denúncia de desvios das diretrizes, garantindo confidencialidade e proteção contra retaliação para os denunciantes de boa-fé.
Denúncias podem ser feitas anonimamente e serão tratadas com seriedade. A Diretoria pode contratar instituições externas para conduzir investigações independentes e, após a conclusão, serão tomadas as medidas administrativas, trabalhistas e criminais adequadas.
MEDIDAS DISCIPLINARES
Todos os casos de suspeita de fraude, corrupção, suborno ou qualquer outro ato que viole as disposições desta Política, devem ser comunicados à Direção a fim de que sejam devidamente investigados e tratados de forma apropriada. Se, após as investigações, constatar-se que ocorreram condutas que infringem as regras dessa Política, medidas corretivas serão adotadas, sempre conforme as circunstâncias, a gravidade da fato e o disposto em lei. Qualquer membro ou parceiro do Legraz que viole esta Política estará sujeito a sanções disciplinares previstas e listadas abaixo:
– Advertência oral;
– Advertência escrita;
– Suspensão de até 30 (trinta) dias corridos, quando cabível; e/ou
– Interrupção de relações com a Legraz;
– Ação judicial cabível.
Quaisquer dúvidas decorrentes deste normativo devem ser dirigidas à diretoria.
Esta política será revisada a cada dois anos e poderá ser alterada conforme necessário para garantir sua atualidade e relevância. Todos os advogados e colaboradores do Legraz devem estar plenamente familiarizados com ela, comprometendo-se a cumpri-la integralmente.
OUTRAS SITUAÇÕES
Qualquer situação que possa representar uma violação desta Política, especialmente se envolver condutas de advogados, colaboradores ou terceiros atuando em nome ou interesse da Legraz, deve ser prontamente comunicada à diretoria. Essas situações devem ser analisadas individualmente e, quando necessário, submetidas à aprovação das lideranças estratégicas.
VIGÊNCIA E APLICAÇÃO
A política anticorrupção terá vigência a partir da sua disponibilização na “intranet” e perdurará por tempo indeterminado. Não obstante, poderá sofrer revisões e atualizações.
Política Anticorrupção – Legraz
Versão 01
Agosto 2024
Elaboração: Legraz Group – por Djamai Furnari
Revisão: Kamilla Jardim
MENSAGEM DA DIRETORIA
Com o propósito de fortalecer o nosso compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, saudável e respeitoso, o Legraz lança a sua Política Antidiscriminação. Essa iniciativa visa promover o respeito às diferenças e garantir que todos os advogados, colaboradores e parceiros se sintam acolhidos e valorizados.
Acreditamos que todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade e que práticas discriminatórias não têm espaço em nossas relações. Esta política tem o objetivo de prevenir, identificar e coibir qualquer tipo de discriminação, promovendo uma cultura de respeito e equidade.
Contamos com o envolvimento de todos para garantir um ambiente de trabalho qualitativo. Reforçamos que qualquer denúncia será tratada com confidencialidade e seriedade. Juntos, construímos um futuro mais justo e igualitário.
A Diretoria
INTRODUÇÃO
O Legraz reafirma seu compromisso com a erradicação de todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e respeitoso para todos. Reconhecemos o valor das diferenças individuais e acreditamos que a pluralidade é essencial para a excelência em nosso campo de atuação.
Esta política reflete nosso compromisso com os princípios fundamentais de inclusão, respeito e dignidade humana, aplicando-se a todos os colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores e demais partes interessadas.
Convidamos todos a se juntarem a nós nessa missão, contribuindo para um ambiente no qual o respeito e a empatia sejam as bases de nossas interações diárias.
APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA
Esta política aplica-se a todas as pessoas que mantêm vínculo com o escritório, direta ou indiretamente. Nenhuma pessoa está isenta de cumpri-la, independentemente de sua posição hierárquica.
Responsabilidade Individual:
Todos são responsáveis por prevenir, combater e relatar práticas discriminatórias. O descumprimento desta política pode acarretar sanções administrativas, civis ou criminais, conforme o caso.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Inclusão: Valorizamos e promovemos a diversidade em todas as nossas interações. Reconhecemos que nossa força de trabalho é enriquecida por diferentes histórias de vida, culturas, gêneros, orientações sexuais, crenças religiosas, origens e formas de pensar.
Respeito: Mantemos uma postura de respeito mútuo em todas as relações internas e externas. Desencorajamos qualquer forma de preconceito ou comportamento que possa comprometer a dignidade humana.
DIRETRIZES DESTA POLÍTICA
– Ambiente de trabalho inclusivo: objetivamos garantir que nosso ambiente seja seguro e acolhedor, livre de preconceitos e discriminações, para que todas as pessoas sintam-se pertencentes.
– Erradicação da discriminação: não toleramos práticas discriminatórias baseadas em raça, cor, etnia, idade, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, estado civil ou qualquer outra característica pessoal.
– Diversidade na contratação: comprometemo-nos a adotar critérios de seleção inclusivos, buscando representatividade em todos os níveis hierárquicos.
– Igualdade de oportunidades: trabalhamos com condições equitativas de acesso, remuneração, desenvolvimento profissional, promoções e permanência no emprego.
– Engajamento da cadeia de relacionamento: incentivamos nossos parceiros e clientes a adotar práticas alinhadas com os princípios de diversidade e inclusão.
– Capacitação contínua: investimos em treinamentos regulares para sensibilizar e capacitar todas as pessoas relacionadas ao nosso escritório sobre a importância do combate à discriminação.
O QUE É DISCRIMINAÇÃO?
Do ponto de vista jurídico, considera-se discriminação toda diferenciação, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, idade, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outros critérios de distinção, que possam vir a destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento.
Essa prática é prejudicial e causa impactos negativos ao negar ao indivíduo o respeito que lhe é devido como membro da sociedade, caracterizando-se como crime e também como infração administrativa.
No Brasil, discriminar é crime previsto, entre outras, na Lei 7.716 de 1989.
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Esses crimes são punidos com penas de reclusão que podem variar de 01 a 05 anos.
CRITÉRIOS DISCRIMINATÓRIOS
Do ponto de vista jurídico, considera-se discriminação toda diferenciação, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, idade, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outros critérios de distinção, que possam vir a destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento.
Essa prática é prejudicial e causa impactos negativos ao negar ao indivíduo o respeito que lhe é devido como membro da sociedade, caracterizando-se como crime e também como infração administrativa.
No Brasil, discriminar é crime previsto, entre outras, na Lei 7.716 de 1989.
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Esses crimes são punidos com penas de reclusão que podem variar de 01 a 05 anos.
CONCEITOS IMPORTANTES
IDENTIDADE DE GÊNERO
Está relacionada com o modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero, ou seja, retrata como a pessoa se vê ou se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros.
O que efetivamente determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
São três as identidades de gênero mais comuns, embora existam muitas outras:
– Transgênero: a pessoa se reconhece com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento.
– Cisgênero: a pessoa se identifica com seu gênero de nascença.
– Não-binário: ocorre uma mistura na identificação entre o masculino e o feminino ou simplesmente há uma indiferença acerca de ambos por parte da pessoa.
O QUE FAZER EM CASO DE DISCRIMINAÇÃO?
Caso você presencie ou seja vítima de qualquer forma de discriminação:
– Relate o ocorrido: procure seu gestor imediato ou a diretoria do escritório. Garantimos a confidencialidade e a não-retaliação ao denunciante.
– Processo de investigação: as denúncias serão analisadas de forma imparcial e, se necessário, o procedimento investigatório será conduzido por uma entidade externa para garantir total isenção.
– Ações Corretivas: após a conclusão da investigação, serão tomadas as medidas cabíveis, incluindo ações disciplinares, treinamentos adicionais e/ou comunicação às autoridades competentes.
IMPORTANTE: TODAS AS PESSOAS são responsáveis por interromper, combater e prevenir práticas discriminatórias, bem como por dar tratamento adequado às denúncias recebidas.
SANÇÕES
Infrações a esta política poderão resultar em sanções destinadas a lidar com as violações para garantir um ambiente de trabalho harmonioso. Assim, denúncias e suspeitas de discriminação serão tratadas com rigor. Ressalta-se que nenhum colaborador, independentemente de sua posição, ficará isento de medidas disciplinares.
Todos os casos devem ser comunicados à Direção para que sejam devidamente investigados e tratados de forma adequada. Caso as investigações confirmem condutas que infrinjam as normas legais ou esta Política, serão adotadas medidas corretivas, levando em conta as circunstâncias, a gravidade da infração e a legislação aplicável. Qualquer membro do Legraz que violar esta política estará sujeito às seguintes sanções disciplinares:
– Advertência por escrito;
– Suspensão;
– Demissão sem justa causa para pessoas físicas;
– Demissão por justa causa para pessoas físicas;
– Rescisão do contrato de associação;
– Ação judicial pertinente.
O escritório se compromete a criar e manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. As sanções são implementadas para reforçar o compromisso com esta política e garantir que todos os colaboradores possam trabalhar em um ambiente livre de discriminação.
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
O Legraz reconhece a educação como uma ferramenta essencial para a eliminação de preconceitos. Por isso:
– Promovemos treinamentos regulares e interativos sobre diversidade e inclusão.
– Engajamos líderes e gestores para disseminar uma cultura organizacional igualitária.
– Fornecemos materiais educativos e orientações sobre práticas inclusivas.
VIGÊNCIA
Esta política entra em vigor na data de sua publicação e será revisada anualmente ou sempre que necessário, visando manter-se atualizada com as melhores práticas e legislações aplicáveis.
Política de Combate à Discriminação – Legraz
Versão 01
Novembro 2024
Elaboração: Legraz Group – por Djamai Furnari
Revisão: Kamilla Jardim
MENSAGEM DA DIRETORIA
É com grande satisfação que comunicamos a conclusão e implementação do Código de Ética para o escritório Legraz Group. Este documento reflete nosso compromisso com os mais altos padrões de conduta profissional, transparência e integridade em todas as nossas atividades. Ele estabelece diretrizes claras e abrangentes para orientar o comportamento ético de todos os membros da equipe, independentemente de cargo ou função.
Nosso Código de Ética baseia-se em princípios fundamentais que consideramos essenciais para nossa atuação. A integridade e a honestidade devem guiar todas as interações e transações, refletindo um compromisso firme com a transparência em todas as atividades.
Comprometemo-nos a proteger com rigor as informações confidenciais de nossos clientes, em estrito cumprimento das leis e regulamentos pertinentes. Evitaremos conflitos de interesse que possam prejudicar nossa capacidade de representar os interesses dos clientes de maneira justa e imparcial.
Incentivamos todos os membros da equipe a criar um ambiente de trabalho que valorize o respeito mútuo e a diversidade de opiniões e experiências. Reconhecemos nossa responsabilidade social e ambiental e estamos engajados em contribuir de maneira positiva para nossa comunidade e o meio ambiente, adotando práticas sustentáveis sempre que possível.
A adesão a este Código não apenas fortalece nossa reputação como escritório de advocacia, mas também reafirma nosso compromisso com a ética e a excelência em nosso trabalho diário. Todos são encorajados a ler atentamente o documento e incorporar esses princípios em suas atividades profissionais.
Agradecemos antecipadamente pelo comprometimento de todos em seguir essas métricas, garantindo que nosso escritório continue a ser um exemplo de integridade e profissionalismo na prática jurídica.
A diretoria
CULTURA LEGRAZ
O Legraz Group está comprometido com o crescimento sustentável, baseado em uma cultura que valoriza a inovação, o empreendedorismo e a busca pela excelência. Nosso foco está na construção de uma base sólida e duradoura para todas as nossas atividades. Reconhecemos que o engajamento dos nossos profissionais desempenha um papel relevante na alta qualidade dos serviços que oferecemos e também opera no contínuo desenvolvimento do escritório.
Valorizamos a liberdade de pensamento, a criatividade e a constante geração de novas ideias como impulsionadores fundamentais de estratégia de trabalho. Esses princípios nos destacam em diversas áreas do Direito, possibilitando uma abordagem integrada e colaborativa entre profissionais. Essa cultura é essencial para oferecer aos clientes uma assessoria jurídica completa e de excelência.
Nossa cultura é centrada no cliente, baseada no entendimento de seus negócios, desafios e oportunidades. Comprometemo-nos a antecipar tendências, oferecer soluções jurídicas personalizadas e responder com agilidade e disponibilidade, sempre com foco em agregar valor. Visamos construir relações duradouras e confiáveis, mantendo os padrões de qualidade com dedicação e disciplina. Esse compromisso é fundamental para sermos reconhecidos como o escritório de escolha tanto por clientes quanto por profissionais.
Investimos nas pessoas como parte essencial de nossa estratégia. Proporcionamos oportunidades para o desenvolvimento de todo o potencial de nossos profissionais, promovendo carreiras de longo prazo e a sustentabilidade do negócio. Nosso ambiente é inclusivo, com acesso igual às oportunidades.
Exigimos de todos os nossos profissionais o compromisso absoluto com o respeito às leis, aos direitos humanos, ao meio ambiente, e a criação de um ambiente de trabalho íntegro e respeitoso. Não toleramos condutas contrárias aos nossos valores.
Este Código de Ética e Conduta reflete nossos compromissos e padrões de comportamento, orientando todos os nossos profissionais em suas práticas diárias.
INTRODUÇÃO
O Legraz Group é uma entidade que presta serviços de consultoria jurídica nas mais diversas áreas do direito. Foi criado com objetivo de atender às necessidades multidisciplinares dos clientes, mantendo sempre os pilares de excelência, confiança e inovação. Tem em sua configuração uma estrutura compacta e íntegra que permite oferecer a segurança de um escritório tradicional com um atendimento humanizado e personalizado.
Com mais de 15 anos de experiência, a equipe Legraz está na vanguarda das novas habilidades, segmentos e tecnologias e aplica um enfoque futurista em todas as suas práticas. A expertise Legraz inclui casos de sucesso em reestruturação societária, gestão de passivos financeiros, planejamento tributário e contingenciamento, garantindo maior segurança e continuidade às operações empresariais, minimizando os riscos de impactos adversos.
Além disso, o Legraz se destaca por oferecer soluções articuladas a diversos setores, comprometidas com a simplicidade, agilidade e, sobretudo, com o sucesso de nossos clientes. Estamos empenhados em compreender profundamente cada caso, assegurando respostas eficientes e eficazes.
Os valores que norteiam a nossa atuação são: Eficiência, União, Respeito, Inovação e Consciência Social. Estes princípios fundamentam o Código de Ética do escritório, e reforçam o compromisso com a integridade, com a transparência e com o profissionalismo em todas as interações e decisões.
A implementação deste Código de Ética reforça a reputação do Legraz e reafirma a responsabilidade em contribuir positivamente para a comunidade e para o desenvolvimento sustentável. Este documento será um guia essencial para todos os colaboradores do escritório, fortalecendo nossa missão de oferecer serviços jurídicos de excelência, orientados pela ética e pela responsabilidade social.
ELEMENTOS DE IDENTIDADE
MISSÃO
Fornecer serviços jurídicos e de consultoria de alta qualidade, pautados na ética e na dedicação aos interesses de nossos clientes, através da oferta de orientação qualificada e soluções inovadoras, promovendo a confiança e a segurança jurídica em todos os aspectos de nossa atuação.
VISÃO
Ser reconhecido como escritório referência na prestação de consultoria e serviços jurídicos, destacando-se pela competência técnica e integridade da equipe e pela capacidade de entender e atender às necessidades de cada cliente.
VALORES
– Ética e integridade;
– Excelência, eficiência e profissionalismo;
– União, respeito e compromisso com o cliente;
– Inovação, transparência e confiança;
– Responsabilidade social e ambiental.
ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO
A referência a “profissionais” abrange todos os colaboradores do Legraz, incluindo sócios, advogados e todas as pessoas vinculadas ao escritório por meio de contrato de trabalho, estágio, aprendizado ou voluntariado. É fundamental que todos leiam, compreendam e cumpram as disposições deste Código, bem como das demais políticas e procedimentos da organização, independentemente de sua posição ou local de atuação.
Este Código deve ser interpretado em conjunto com as demais políticas e procedimentos do Legraz, mesmo que tratem do mesmo assunto, garantindo que as regras contidas em ambos os documentos sejam complementares entre si.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
O Legraz compromete-se a respeitar e promover os direitos humanos e práticas trabalhistas justas entre seus sócios, advogados, estagiários, funcionários e terceiros, conduzindo seus negócios em total conformidade com a legislação vigente.
Como princípios orientadores de sua conduta, o escritório adere aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e aos padrões estabelecidos por convenções, tratados e iniciativas internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, que fornecem diretrizes para o crescimento sustentável e o respeito à cidadania. Nesse sentido, compromete-se a:
– Não empregar mão de obra infantil ou forçada, nem pactuar com tais práticas por parte de terceiros que nos fornecem produtos ou serviços;
– Respeitar a liberdade de associação sindical e reconhecer o direito à negociação coletiva;
– Garantir condições dignas de trabalho para os sócios, estagiários, funcionários e terceiros, assegurando o respeito a todos;
– Repudiar atos de violência psicológica, assédio moral e/ou sexual, como insultos, ameaças, invasão de privacidade, limitação profissional, que possam afetar a dignidade ou criar um ambiente hostil, degradante, humilhante, intimidatório ou desestabilizador;
– Valorizar a diversidade e evitar discriminação injustificada, tratamento diferenciado por origem étnica ou social, gênero, orientação sexual, idade, credo, estado civil, deficiência, orientação política, opinião, naturalidade ou associação sindical;
– Priorizar a segurança, saúde e bem-estar da equipe, desenvolvendo sistemas adequados de gestão de saúde e segurança ocupacional;
– Promover uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, desenvolvendo e difundindo tecnologias ambientalmente sustentáveis;
– Rejeitar qualquer forma de corrupção direta ou indireta, adotando uma conduta empresarial transparente e baseada em princípios de governança corporativa para evitar riscos desnecessários.
AMBIENTE INSTITUCIONAL
Valorizamos um ambiente institucional que espelhe nossos compromissos com os mais altos padrões éticos. Promovemos a construção de um espaço no qual a integridade, respeito, colaboração e responsabilidade são os princípios fundamentais que orientam as interações entre todos os membros, incluindo sócios, advogados, colaboradores, clientes e demais partes interessadas.
Ao integrar esses princípios em nosso cotidiano, esperamos criar um ambiente institucional que promova a excelência, inspire confiança e contribua para o crescimento sustentável de todos os envolvidos. Esse Código serve como guia para todos os membros, alinhando-nos a um padrão de integridade e responsabilidade.
DEVERES DA EQUIPE
A equipe Legraz, composta por sócios, estagiários e funcionários, comprometem-se a:
– Ser um exemplo de conduta ética, imparcial e honesta em todas as interações com colegas e demais públicos de relacionamento;
– Respeitar e tratar a todos com civilidade e cortesia para manter um ambiente de trabalho saudável;
– Colaborar para manter um ambiente de trabalho livre de assédio, intimidação ou qualquer comportamento inadequado, como grosserias, xingamentos, ameaças e intimidação.
– Priorizar a assiduidade e a pontualidade em relação às obrigações relacionadas ao escritório.
– Adotar medidas para preservar a saúde e a segurança no ambiente de trabalho; Relatar à diretoria casos que possam gerar preocupações ou desconforto, e que possam representar violações ao Código de Ética e Conduta.
– Manter relações com terceiros que estejam alinhados com os preceitos contidos neste Código.
– Zelar pela proteção dos dados pessoais dos colaboradores, clientes e demais pessoas que, por qualquer motivo, estejam sob sua responsabilidade, notadamente os de natureza sensível, em estrita obediência a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei Federal n° 13.709/18.
– Não praticar a mercancia ou qualquer tipo de comércio, como venda de produtos, prestações de serviços pessoais e empréstimos pecuniários nas dependências do escritório;
– Não comparecer ao trabalho sob o efeito de álcool e/ou outras substâncias entorpecentes lícitas ou ilícitas, ou fazer uso de tais drogas dentro das dependências do escritório;
– Não receber vantagens pessoais que possam gerar conflitos de interesse, isto é, não praticar quaisquer atitudes profissionais que tenham por objetivo a obtenção de vantagens pessoais ou de terceiros, em detrimento do Legraz;
– No que diz respeito a aceitação de presentes no ambiente de trabalho, é expressamente proibido que os profissionais recebam presentes que possam configurar vantagens pessoais, gerando conflitos de interesses e comprometendo a imparcialidade na prestação dos serviços.
A fim de minimizar incidentes, estabelece-se o limite máximo de R$ 100,00 (cem reais) para brindes recebidos e se por ventura esse valor for superado, a diretoria deverá ser informada para que possam ser adotadas as devidas providências, como a doação ou sorteio do brinde. Todo presente recebido deverá ser cadastrado em livro de registro próprio, no qual deverá constar a sua natureza, o valor e a data do recebimento. O controle adequado do recebimento de presentes contribui para preservar a integridade e a reputação da empresa.
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
O Legraz tem a premissa de oferecer assessoria jurídica de excelência técnica e ética aos seus Clientes. Assim, nossos colaboradores devem observar rigorosamente os seguintes preceitos:
– Atender os clientes com disponibilidade, excelência e eficiência;
– Evitar situações de potencial conflito de interesses;
– Ser educado, simpático e cordial com os clientes e com o público externo;
– Escutar com atenção o que o cliente tem a transmitir, evitando distrações durante reuniões;
– Lidar com as reclamações dos clientes com profissionalismo, buscando resolver as questões prontamente;
– Manter o cliente atualizado sobre o andamento dos casos;
– Garantir a exatidão das informações nos pareceres, consultas e outros documentos elaborados;
– Expor ao cliente todos os riscos envolvidos em sua pretensão de forma clara e inequívoca;
– Esclarecer todos os pontos e etapas do processo ao cliente de maneira transparente, sem omitir informações;
– Obter autorização expressa do cliente em casos que envolvam renúncia de direitos, salvando o documento autorizativo no sistema de gestão de casos;
– Comunicar-se com o cliente de forma clara e objetiva, evitando linguagem técnica;
– Comunicar previamente ao sócio ou ao responsável da área sobre situações de risco moderado ou alto envolvendo clientes;
– Realizar o contato com a parte contrária através de seu advogado, exceto quando não constituído;
– Guardar sigilo absoluto sobre as demandas e fatos relatados pelo cliente, sem divulgar informações a terceiros, salvo nos casos permitidos para sua defesa;
– Ao assumir um caso de um advogado anterior, buscar todas as informações necessárias e, se necessário, contatar o cliente para evitar duplicidade de solicitações;
– Estagiários só podem contatar diretamente o cliente com autorização expressa e supervisão do advogado responsável;
– Agir com ética e transparência conforme o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Estas diretrizes são essenciais para manter o alto padrão e a integridade na prestação de serviços jurídicos e de consultoria aos nossos clientes.
CONFIDENCIALIDADE E SIGILO
Nossos profissionais são responsáveis por manter a confidencialidade de todas as informações acessadas no escritório e por preservar o sigilo profissional em todas as circunstâncias, inclusive após deixarem a empresa. Esta obrigação abrange informações e documentos de clientes, casos e quaisquer documentos internos da empresa.
As informações obtidas no escritório devem ser utilizadas exclusivamente para fins relacionados ao trabalho interno, sendo estritamente proibido seu uso para qualquer outro propósito. Além disso, é expressamente vedado enviar ou manter cópias de documentos ou informações obtidas durante a atuação profissional no Legraz em e-mails, aplicativos ou dispositivos pessoais. Da mesma forma, não é permitido realizar fotos, gravações ou qualquer outro registro não autorizado dentro ou fora das dependências do escritório.
Sempre que necessário transmitir informações ou entregar documentos confidenciais a terceiros no curso das atividades normais, os profissionais devem buscar orientação do sócio responsável pelo caso ou do responsável pelo projeto pertinente.
Essas diretrizes visam assegurar a proteção integral das informações confidenciais e garantir a conformidade ética e legal em todas as operações do Legraz. Essas diretrizes visam assegurar a proteção integral das informações confidenciais e garantir a conformidade ética e legal em todas as operações do Legraz.
MÍDIAS SOCIAIS
O Legraz utiliza mídias e redes sociais de maneira responsável tanto para comunicações internas quanto externas. Mantemos uma postura profissional em todas as interações, especialmente quando nossas atividades possam afetar a imagem do escritório.
É fundamental respeitar as seguintes diretrizes: não publicar conteúdo de terceiros sem autorização prévia, evitar linguagem ou conteúdo que possa ser considerado ofensivo, discriminatório ou degradante, e nunca discutir ou comentar informações confidenciais.
Todas as normas internas relacionadas ao uso de mídias sociais devem ser seguidas rigorosamente por todos os colaboradores, advogados e sócios. Essas diretrizes são essenciais para proteger a reputação do Legraz e garantir que nossas comunicações nas redes sociais sejam sempre respeitosas, profissionais e alinhadas com nossos valores corporativos.
CONFLITO DE INTERESSES
O Legraz reconhece a importância de evitar conflitos de interesses para garantir a integridade e a imparcialidade nas relações com os clientes. Um conflito de interesses pode surgir quando os interesses de um cliente entram em conflito com os interesses de outro cliente, do escritório ou de terceiros relacionados. Para gerenciar e mitigar esses conflitos, faz-se necessário:
– Identificar potenciais conflitos de interesses antes de aceitar novos clientes ou casos;
– Discutir abertamente qualquer conflito identificado com os clientes envolvidos e buscar soluções que preservem a confiança e a imparcialidade.
– Manter informações confidenciais separadas e garantir que não haja uso indevido de informações privilegiadas.
– Documentar e registrar todas as situações de conflito de interesses identificadas e as medidas adotadas para resolvê-las.
Os profissionais do Legraz devem comunicar a diretoria qualquer potencial conflito entre clientes, interesses pessoais e os do escritório. Essa comunicação visa possibilitar a implementação de medidas adequadas para mitigar conflitos e garantir a integridade das operações.
Ao adotar essas práticas, reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e a integridade em todas as nossas atividades jurídicas e de consultoria, protegendo assim os interesses legítimos de nossos clientes e preservando a reputação e a credibilidade do escritório.
NÃO DISCRIMINAÇÃO
O Legraz reafirma o compromisso de promover um ambiente de trabalho inclusivo e livre de discriminação. Não serão toleradas qualquer forma de discriminação com base em raça, cor, etnia, nacionalidade, religião, idade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, deficiência, condição de saúde, opinião política, filiação sindical ou qualquer outra característica protegida por lei.
A diversidade enriquece a equipe e fortalece a capacidade do escritório de atender aos interesses diversos de nossos clientes. Assim, o Legraz se compromete a:
– Tratar todos os colaboradores, clientes e terceiros com respeito e dignidade, independentemente de suas diferenças individuais;
– Garantir igualdade de oportunidades de emprego e progressão na carreira, com base no mérito e nas qualificações, sem discriminação;
– Fomentar um ambiente de trabalho inclusivo no qual cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado;
– Implementar políticas e práticas que promovam a diversidade e a inclusão em todos os aspectos de nossa operação;
– Investigar prontamente quaisquer alegações de discriminação e tomar medidas corretivas apropriadas, conforme necessário;
– Educar continuamente nossa equipe sobre a importância da não discriminação e promover a conscientização sobre questões de diversidade e inclusão.
Ao adotar estas práticas, a organização reafirma os laços com os princípios de justiça, igualdade e respeito mútuo, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.
RECURSOS E BENS DO LEGRAZ
Todos os componentes da equipe Legraz devem zelar pelos bens e recursos do escritório, utilizando-os de forma responsável e sustentável. Os recursos disponíveis devem ser gerenciados eficientemente, minimizando desperdícios e impactos ambientais. Para isso, estabelece-se as seguintes diretrizes:
– Utilizar os bens e recursos do escritório de maneira econômica e eficiente, evitando desperdícios;
– Promover práticas de redução, reciclagem e reutilização de materiais sempre que possível;
– Priorizar a aquisição de produtos e serviços sustentáveis e ambientalmente responsáveis;
– Manter equipamentos e instalações em bom estado de conservação e realizar regularmente manutenções preventivas;
– Promover o uso consciente de energia, água e outros recursos naturais, buscando constantemente melhorias na eficiência energética;
– Educar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da conservação de recursos e práticas sustentáveis;
– Cumprir todas as normas e regulamentos ambientais aplicáveis em nossas operações diárias.
Ao seguir estas diretrizes, a organização contribui para a preservação do meio ambiente, para a redução dos custos operacionais e fortalece o compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
É vedado o uso de recursos e bens do escritório para persecução de interesses estritamente pessoais de seus colaboradores, bem como que possam incorrer em práticas ilegais e/ou antiéticas, por exemplo, comercialização de produtos não relacionados ao negócio, terrorismo, pornografia e obscenidade, entre outros.
ATIVOS DO LEGRAZ
Pessoas: Esse é o ativo mais significativo do escritório, as pessoas que aqui trabalham, pois elas desempenham um papel insubstituível na prestação de serviços de qualidade e são elas que viabilizam a obtenção de um ambiente propício ao crescimento, à inovação e à entrega de serviços de alta qualidade.
Privacidade da Informação: Todas as informações relacionadas às atividades do escritório são estritamente confidenciais e de propriedade exclusiva da mesma. Isso inclui dados referentes a clientes, processos, entre outros. Tais informações devem ser utilizadas unicamente para propósitos institucionais e todos os procedimentos devem estar em conformidade com a LGPD.
Marca e imagem: Todas as marcas e imagens associadas ao Legraz são de sua propriedade e, como tal, encontram-se protegidas por lei. Só podem ser utilizadas para fins institucionais e mediante autorização prévia e expressa da Instituição. As imagens de profissionais e usuários só podem ser utilizadas mediante autorização prévia, para fins institucionais e como forma de divulgação de suas atividades.
Capacitação contínua: A capacitação contínua de colaboradores desempenha um papel fundamental na promoção da excelência, eficiência e na entrega de serviços de alta qualidade. Esse frequente investimento no desenvolvimento profissional não apenas beneficia os funcionários individualmente, mas também contribui significativamente para o sucesso geral da organização.
A IMPORTÂNCIA DA ADESÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA
A adesão ao código de ética é fundamental para sustentar a reputação e a integridade do escritório, uma vez que ele orienta as ações diárias e as decisões, assim como estabelece os padrões éticos que garantem a confiança mútua entre nossos clientes, colaboradores e demais partes interessadas.
Ao seguir as diretrizes estabelecidas, não apenas cumpre-se com as responsabilidades legais e éticas, mas também reforça-se o compromisso com a transparência, com a justiça e com a excelência na prestação de serviços jurídicos.
A observância do código de ética não é apenas uma obrigação, mas uma demonstração clara do nosso comprometimento em cultivar um ambiente profissional íntegro e respeitável, promovendo relações confiáveis e duradouras com todos os envolvidos com nosso escritório.
MEDIDAS DISCIPLINARES
Sanções disciplinares serão aplicadas aos Colaboradores que violarem este Código de Ética e Conduta ou quaisquer outras políticas internas do Escritório.
A diretoria tem o dever primordial de assegurar a aplicação efetiva deste código, dos valores e das crenças do Escritório, garantindo sempre o direito ao contraditório e à ampla defesa em todos os casos.
Dependendo da gravidade da conduta e de eventuais reincidências, as seguintes sanções poderão ser aplicadas:
– Advertência oral;
– Advertência escrita;
– Suspensão de até 30 (trinta) dias corridos, quando cabível;
– e/ou Interrupção de relações com a Legraz.
O presente Código de Ética e Conduta está disponível para consulta no site do Escritório: https://www.legraz.com.br
Quaisquer dúvidas decorrentes deste normativo devem ser dirigidas à diretoria.
Este Código de Ética e Conduta será revisado anualmente e poderá ser alterado conforme necessário para garantir sua atualidade e relevância. Todos os Colaboradores da Legraz devem estar plenamente familiarizados com este código, comprometendo-se a cumpri-lo integralmente.
VIGÊNCIA E APLICAÇÃO
O Código de Ética terá vigência a partir da sua disponibilização na “intranet” e perdurará por tempo indeterminado. Não obstante, poderá sofrer revisões e atualizações.
Código de Ética e Conduta – Legraz
Versão 01
Julho 2024
Elaboração: Legraz Group – por Djamai Furnari
Revisão: Kamilla Jardim
INTRODUÇÃO
O Legraz Group prima pelo crescimento sustentável de suas operações através de uma cultura que prioriza a inovação, o empreendedorismo e a excelência. Além disso, reconhece a importância da identificação dos aspectos importantes para o seu desenvolvimento interno e para a melhoria na prestação de serviços aos clientes.
Por isso, acreditamos que a matriz de materialidade nos ajudará a priorizar as questões que têm maior impacto em nossas atividades, uma vez que ela é um instrumento que fomentará o nosso gerenciamento estratégico e nos fornecerá uma visão clara das questões mais relevantes para o escritório e para os nossos stakeholders.
Este documento foi desenhado com base em informações coletadas internamente, como relatórios gerenciais, entrevistas com colaboradores e mapeamento dos nossos processos internos e externos. Através de uma análise detalhada dos dados, a matriz permite que o escritório identifique áreas-chave de foco, possibilitando a implementação de estratégias que fortaleçam sua posição no mercado, melhorem a qualidade dos serviços prestados e assegurem a conformidade com as regulamentações vigentes.
A nossa matriz abrange diversos aspectos relevantes, incluindo, mas não se limitando a, a qualidade dos serviços jurídicos, a gestão de riscos e conformidade, a eficiência operacional, a satisfação dos clientes e a reputação da organização. Ademais, considera fatores como a inovação tecnológica e a responsabilidade social, que impactam diretamente a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado e de atender às expectativas de seus clientes e colaboradores.
Ao utilizar a matriz de materialidade, o Legraz se compromete em promover uma abordagem proativa e orientada por dados para a gestão de suas operações, garantindo a criação de valor sustentável a longo prazo e a manutenção de um ambiente de trabalho de alta qualidade. Este documento serve como um guia para a tomada de decisões informadas e para o aprimoramento contínuo das práticas e processos do escritório.
CONCEITOS IMPORTANTES
Matriz de Materialidade: É uma poderosa ferramenta que contribui com o processo de avaliação da materialidade de uma empresa, ou seja, é a representação dos temas de maior relevância para a Companhia. É uma técnica muito eficaz na identificação, avaliação e gerenciamento de riscos.
A Matriz de Materialidade nos permite analisar os assuntos divididos em três eixos: Social, Ambiental e de Governança. No que diz respeito ao Legraz, todos os aspectos possuem grande relevância. Destacamos, no entanto, as questões de Governança, já que atuamos, preponderantemente, junto ao Setor Público.
A sua principal função é nos orientar na tomada de decisões, de modo que possamos mitigar riscos, melhorar a qualidade dos serviços prestados, adotar práticas mais sustentáveis e fortalecer a governança interna.
Relatório de Impacto ESG: É um documento que, a partir do que foi identificado no processo de elaboração da Matriz de Materialidade, relata as ações e o desempenho de uma empresa no que diz respeito às questões relacionadas ao meio ambiente, a responsabilidade social e a governança.
Nosso Relatório tem o objetivo de fornecer uma visão mais abrangente e transparente das práticas adotadas pela nossa empresa. Queremos ir além das métricas financeiras tradicionais, englobando igualmente o impacto social e ambiental, permitindo uma avaliação holística do compromisso da organização com a comunidade.
Ambos os documentos fazem parte das estratégias de responsabilidade corporativa e de sustentabilidade que adotamos.
NOSSOS STAKEHOLDERS
Stakeholders ou partes interessadas: são indivíduos, grupos ou entidades que por algum motivo têm um interesse direto ou indireto em uma organização, empresa, projeto ou iniciativa e que de alguma forma podem ser afetados pelas suas ações, decisões e resultados.
Para identificar nossos stakeholders, consideramos todas as pessoas que podem, ainda que minimamente, serem afetadas pelos impactos que as nossas atividades causem ou possam causar.
Após uma análise aprofundada de nossas operações, incluindo a revisão de relatórios periódicos, entrevistas com a Alta Gestão, monitoramento da presença da nossa marca online e o mapeamento do nosso ecossistema, identificamos os seguintes stakeholders:
– Clientes;
– Advogados;
– Funcionários;
– Parceiros;
– Órgãos reguladores;
– Entidades de classe;
– Comunidade local;
– Sociedade;
– Mídia;
– Concorrentes.
ODS – AGENDA 2030 DA ONU
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais, integradas na Agenda 2030 pela ONU, com o propósito principal de erradicar a pobreza extrema através de iniciativas que promovam um impacto positivo no meio ambiente em suas diversas dimensões.
Embora todos os ODS sejam significativos e estejam interconectados, é importante destacar que alguns têm uma relevância especial para a prestação de serviços nas áreas consultiva e jurídica.
ODS – PRIORITÁRIOS PARA O LEGRAZ
16 – PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES: Este ODS é especialmente valoroso para o Legraz, pois fomenta a promoção de sociedades pacíficas e abrangentes, o acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas. Advogados desempenham um papel fundamental na garantia de justiça e na defesa dos direitos humanos e das instituições jurídicas.
8 – TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Este ODS se torna importante na medida em que o Legraz promove práticas de trabalho justas e éticas, garantindo condições de trabalho dignas e contribuindo para o crescimento econômico sustentável por meio de uma atuação profissional responsável.
MATERIALIZAÇÃO ESG PARA LEGRAZ
ESG – ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE OU AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
SOCIAL:
– Diversidade e inclusão;
– Direitos dos funcionários;
– Desenvolvimento profissional;
– Equilíbrio trabalho-vida pessoal;
– Responsabilidade social;
– Bem-estar no trabalho.
AMBIENTAL:
– Eficiência energética;
– Gestão de resíduos;
– Uso de papel;
– Transporte e mobilidade;
– Consumo de recursos.
GOVERNANÇA
– Ética e transparência;
– Conformidade regulatória;
– Governança corporativa;
– Gestão de riscos;
– Proteção de dados e privacidade;
– Política de remuneração.
O QUE É DISCRIMINAÇÃO?
Do ponto de vista jurídico, considera-se discriminação toda diferenciação, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, idade, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outros critérios de distinção, que possam vir a destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento.
Essa prática é prejudicial e causa impactos negativos ao negar ao indivíduo o respeito que lhe é devido como membro da sociedade, caracterizando-se como crime e também como infração administrativa.
No Brasil, discriminar é crime previsto, entre outras, na Lei 7.716 de 1989.
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Esses crimes são punidos com penas de reclusão que podem variar de 01 a 05 anos.
ANÁLISE DE IMPACTO DO MATERIAL LEVANTADO
ENVIROMENTAL – AMBIENTAL (ESG)
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Prioridade: Moderada
Impacto: Médio
Importância: Baixa
O Legraz sabe que o consumo de energia é uma questão global. A eficiência energética pode impactar nos custos operacionais e na sustentabilidade ambiental. A adoção de práticas eficientes de uso de energia podem gerar economias significativas para o escritório e reduzir a pegada de carbono da empresa. Por isso, o Legraz investe em equipamentos de trabalho de baixo consumo e realiza o monitoramento contínuo do uso de energia.
GESTÃO DE RESÍDUOS
Prioridade: Moderada
Impacto: Médio
Importância: Média
A gestão de resíduos é importante para o Legraz, pois reflete o nosso compromisso com o meio ambiente e fomenta a nossa eficiência operacional. Práticas eficazes minimizam os custos com material e diminuem a geração de resíduos. Assim, o escritório incentiva a equipe a reduzir o desperdício e a reutilizar materiais sempre que possível, o que reforça a imagem do Legraz como organização comprometida com a sustentabilidade e com a responsabilidade social.
USO DE PAPEL
Prioridade: Moderada
Impacto: Alto
Importância: Baixa
O uso ordenado de papel leva o Legraz a fazer economias significativas, o que impacta direta e positivamente no orçamento financeiro do escritório. Além disso, a redução do uso de papel aumenta a abordagem sustentável da organização. Por isso, fomentamos o uso de ferramentas digitais, reduzindo ao máximo impressões e o uso de papel.
EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Prioridade: Baixa
Impacto: Baixo
Importância: Baixa
A promoção de educação e conscientização ambiental propicia uma abordagem mais eficaz e integrada em relação à sustentabilidade e cultiva uma cultura de responsabilidade ambiental entre os colaboradores. O Legraz fomenta a promoção de práticas sustentáveis a fim de reforçar o compromisso do escritório com a sustentabilidade.
SOCIAL – SOCIAL (ESG)
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
A diversidade e a inclusão melhoram o ambiente de trabalho e aumentam a satisfação dos colaboradores, por isso é um assunto tão importante. O Legraz possui políticas que promovem inclusão e diversidade, garantindo que todos, independentemente de gênero, raça, etnia, orientação sexual ou qualquer outra característica, tenham oportunidades iguais e sejam respeitados. Essa diversidade é observada em todos os níveis da Organização, desde o recrutamento até o desenvolvimento na carreira.
DIREITOS DOS COLABORADORES
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
Os direitos dos colaboradores têm elevada importância para o Legraz, uma vez que eles influenciam diretamente na eficácia operacional. Atualmente, o escritório adota uma abordagem proativa e está implementando políticas robustas para garantir o cumprimento dos direitos dos colaboradores, além de condições de trabalho justas e seguras. Tais fatores demonstram um compromisso com a ética e com a responsabilidade social, fatores essenciais para o sucesso e a credibilidade da empresa no mercado jurídico.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
O desenvolvimento profissional tem um impacto direto na construção de uma equipe qualificada e engajada. Investir no crescimento e na capacitação contínua dos colaboradores enriquece as competências individuais e fortalece a capacidade coletiva do escritório em fornecer serviços jurídicos de excelência. Investir no futuro da equipe é, portanto, uma estratégia fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo da organização.
EQUILÍBRIO TRABALHO – VIDA PESSOAL
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
O equilíbrio entre trabalho e vida profissional é um fator de alta importância para o Legraz, pois o bem-estar dos colaboradores reflete diretamente no bom funcionamento do escritório. Em um ambiente jurídico, conhecido por suas exigências e prazos rigorosos, promover um equilíbrio saudável entre as responsabilidades profissionais e as necessidades pessoais é fundamental para garantir a satisfação e a produtividade dos funcionários. Ao adotar políticas que apoiam essa harmonia, o escritório melhora a sua imagem e reputação como um local de trabalho desejável e potencializa sua capacidade de oferecer serviços jurídicos de alta qualidade, sustentando sua competitividade e sucesso.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Média
A responsabilidade social espelha o compromisso do Legraz com práticas éticas que beneficiam os clientes, colaboradores e comunidade em geral. Ela também demonstra uma preocupação com o bem-estar da comunidade e do meio ambiente e se traduz em um diferencial competitivo significativo.
BEM-ESTAR NO TRABALHO
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Média
O bem-estar no trabalho demonstra o compromisso da organização com a saúde física e mental de seus colaboradores. Promover o bem-estar no trabalho vai além da simples implementação de políticas de saúde e segurança; envolve a criação de um ambiente de trabalho que apoie o equilíbrio emocional, a inclusão e o suporte contínuo. O Legraz entende que o bem estar integral é fundamental para o sucesso e satisfação da equipe, por isso oferece algumas iniciativas como a ginástica laboral e o convênio Gympass. Essas ações são parte do compromisso de criar um ambiente de trabalho que contribui para a saúde e a felicidade dos colaboradores, mas também para o sucesso e a competitividade do escritório.
GOVERNANCE – GOVERNANÇA (ESG)
ÉTICA E TRANSPARÊNCIA
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
A adoção de práticas éticas são significativas para assegurar transparência, responsabilidade e integridade nas operações do escritório. No Legraz, contamos com um Código de Ética abrangente que orienta as ações e decisões de todos os nossos colaboradores. Cultivamos uma cultura organizacional que valoriza a ética e a integridade por meio de programas de treinamento contínuos e de vias seguras e confidenciais para a denúncia e resolução de questões éticas. Além disso, dispomos de um Programa de Integridade que abrange tópicos essenciais, como relações com agentes públicos, prevenção à corrupção e conflitos de interesse.
CONFORMIDADE REGULATÓRIA
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Média
A conformidade regulatória tem um impacto direto nas operações do Legraz, garantindo que operemos dentro dos parâmetros legais, evitando penalidades financeiras, sanções e danos à nossa reputação. Para garantir essa conformidade, trabalhamos com um sistema de gestão que monitora continuamente as mudanças regulatórias e adota práticas e procedimentos para assegurar nossa conformidade em todas as áreas.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
A estruturação da Governança Corporativa do Legraz promove a transparência e a confiança, fortalece a gestão de riscos, aprimora a reputação e o crescimento sustentável do escritório. Ao priorizar práticas de governança robustas, reforçamos nosso compromisso com uma gestão empresarial responsável e alinhada às expectativas de nossos stakeholders e às dinâmicas do mercado. A Governança Corporativa do Legraz se evidencia através de elementos fundamentais, como a definição de organogramas, funções e responsabilidades. Nossa estrutura é sustentada por um Código de Ética e Conduta rigoroso, políticas bem definidas e controles internos eficazes. Essas práticas asseguram a conformidade com os requisitos regulatórios, fortalecem a confiança de nossos parceiros, clientes e colaboradores, promovendo um ambiente de negócios íntegro e eficiente.
GESTÃO DE RISCOS
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Média
Uma gestão de risco eficaz previne incidentes, mitiga perdas e assegura a resiliência da empresa diante de incertezas e desafios operacionais. No Legraz, estamos comprometidos com investimentos substanciais nesta área para implementar medidas proativas que minimizem vulnerabilidades e protejam nossos interesses. Cultivamos uma cultura de conscientização e responsabilidade em relação à gestão de riscos, promovendo treinamentos regulares e mantendo uma comunicação constante em todos os níveis da organização. Essa abordagem garante que cada membro da equipe esteja informado e preparado para contribuir ativamente para a identificação e mitigação de riscos, reforçando nossa capacidade de enfrentar desafios.
PROTEÇÃO DE DADOS E PRIVACIDADE
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Média
Possuímos políticas de privacidade e segurança da informação bem definidas. Nossos controles são rigorosos para assegurar a confidencialidade e a integridade dos dados dos clientes e colaboradores, reduzindo riscos de segurança cibernética e preservando a reputação da empresa no mercado.
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
Prioridade: Alta
Impacto: Alto
Importância: Alta
A política de remuneração é um elemento central na estratégia de gestão de talentos e engajamento. As diretrizes de remuneração devem ser projetadas para reconhecer e recompensar o desempenho e a contribuição individual, promovendo a retenção de talentos e a motivação contínua. A revisão regular da política de remuneração deve ser conduzida para garantir que permaneça alinhada com as mudanças no mercado e as expectativas dos colaboradores, promovendo uma cultura de reconhecimento e equidade.
METODOLOGIAS UTILIZADAS
Critérios utilizados para a construção do gráfico:
Eixo X (Impacto):
– Baixo: Impacto mínimo na clínica e partes interessadas.
– Médio: Impacto moderado, mas gerenciável.
– Alto: Impacto significativo com potencial para causar danos graves.
Eixo Y (Importância):
– Baixa: Pouca importância estratégica.
– Média: Importante, mas não crítica.
– Alta: Altamente estratégica e crítica.
Critérios utilizados para definição da Materialidade:
O processo de criação da matriz de materialidade do Legraz foi desenvolvido com base na metodologia GRI Standards (Global Reporting Initiative), que visa estabelecer padrões para a divulgação de informações ambientais, sociais e de governança (ESG) por organizações em todo o mundo.
Nosso processo aconteceu em quatro etapas, conforme orienta a metodologia:
Somente após esses passos chegamos à materialidade e ao relatório do Legraz. Destaca-se que as diretrizes GRI são atualizadas periodicamente para se manterem alinhadas com as mudanças nas práticas empresariais e nas preocupações de sustentabilidade.
COMPROMISSO LEGRAZ
COMPROMISSO COM O MONITORAMENTO CONTÍNUO E COM A DIVULGAÇÃO ANUAL DO RELATÓRIO DE IMPACTO ESG
Considerando o relevante papel desempenhado pela iniciativa privada na promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões;
Reconhecendo o valor intrínseco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das 169 metas delineadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, em termos de impacto social e ambiental;
Conscientes da imperativa necessidade de ampliar a visibilidade e, assim, fomentar a efetiva implementação de melhorias contínuas ao nosso processo de desenvolvimento e de interação com a comunidade;
Comprometemo-nos, a publicar anualmente o nosso Relatório de Impacto ESG. Esse compromisso reafirma nossa preocupação com a preservação do meio ambiente e nossa responsabilidade de prestar serviços de qualidade na área da saúde, bem como, de promover transparência perante a sociedade.
PRÓXIMOS PASSOS
E daqui para frente?
Os relatórios gerados a partir da matriz de materialidade não se limitam a uma análise retrospectiva, também oferecem uma visão prospectiva. O relatório de progresso é, portanto, um processo contínuo e dinâmico, que está em constante evolução para refletir as mudanças e avanços.
Esta abordagem permite que acompanhemos não apenas o impacto das ações já implementadas, mas também a eficácia das melhorias ao longo do tempo. Através da execução de estratégias baseadas nos insights da nossa matriz de materialidade, garantimos que as nossas iniciativas estejam alinhadas com os objetivos de longo prazo e as expectativas dos nossos stakeholders. Dessa forma, podemos ajustar e aprimorar nossas práticas para maximizar os resultados e promover um progresso sustentável e contínuo.
METAS 2025
Reafirmando o compromisso da Legraz com os assuntos referentes ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança corporativa, tornamos públicas as nossas metas para o ano de 2025.
AMBIENTAL:
– Implementar um programa de gestão de resíduos para o volume de reciclagem e reduzir a produção de resíduos não recicláveis;
– Incentivar a redução do consumo de energia;
– Implementação de coleta seletiva e reciclagem de materiais;
– Obter certificações ambientais reconhecidas, como ISO 14001, para garantir a conformidade com normas internacionais de gestão ambiental até 2025.
SOCIAL:
– Implementar políticas para promover a diversidade étnica, de gênero e de habilidades dentro do escritório;
– Implementar programas de treinamento e desenvolvimento focados em inclusão e equidade;
– Introduzir e manter programas de bem-estar e saúde que cubram 100% dos colaboradores, com ênfase em saúde mental, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e condições de trabalho seguras e saudáveis;
– Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e treinamento contínuo para todos os colaboradores.
GOVERNANÇA
– Disseminação do Código de ética e das políticas já existentes;
– Melhoria contínua na prestação dos serviços;
– Demonstração do monitoramento da conformidade com as regulamentações e leis aplicáveis ao Setor;
– Implementação de práticas robustas de gestão de riscos.
Matriz de Materialidade e Relatório ESG – Versão 01
Elaboração: Legraz Group – por Djamai Furnari
Revisão: Kamilla Jardim